AMIGOS IMAGINÁRIOS - RITA BARBOSA


AMIGOS IMAGINÁRIOS - RITA BARBOSA

Teatro/Cinema
 
Amigos Imaginários
Um filme-performance Rita Barbosa com Rui Lima, Sérgio Martins, Daniel Pizamiglio e a participação de Jonathan Saldanha
  
NOVAS DATAS: 25 e 26 fevereiro 2021
19h00
M/12 anos
Duração: 70 minutos
Pequeno Auditório
 
Realização e direção artística Rita Barbosa
Design de som Rui Lima e Sérgio Martins, com participação de Jonathan Saldanha
Performance Rui Lima, Sérgio Martins, Daniel Pizamiglio
Produção Henrique Figueiredo
Técnico de som João Pratas
Direção de cena Helena Ribeiro
Desenho de luz Mário Bessa
Técnico de luz Teresa Antunes
Cartaz e design gráfico Dayana Lucas, Pedro Nora
Direção de fotografia Jorge Quintela
1.° assistente de imagem  Miguel Ângelo
2.° assistente de imagem Bruno Medeiros
Montagem Rita Barbosa
Colorista Nuno Garcia – Spectacular Studio
 
Apoio financeiro Câmara Municipal do Porto/Criatório, SPA e AGECOP
Apoios Take It Easy, Planar, Teatro do Bolhão, Circolando, Mala Voadora, Spectacular Studio
Residência de coprodução O Espaço do Tempo
 
Agradecimentos Ópera Isto Associação, Hotel Vila Galé Porto, EPES – Escola Profissional de Economia Social, Fundação Escultor José Rodrigues, Lipor, Associação de Comandos
Agradecimentos Ana Carocinho, Ana Paula Sousa, António Selas, Bruno Bogarim, Cláudia Santos, Dayana Lucas, Daniel Oliveira, Daniel Ribas, Ekaterina Solomina, Filipe Pureza, Janine Lamas, Joana Dilão, João Pedro Dias, Joaquim Fernandes, Jorge Garcia, José Manuel Castro, Maria Varela, Mariana Dixe, Miguel Guia, Nanica, Nuno Garcia, Paula Marques, Patrícia Carvalho, Pedro Barreiras, Pedro Nora, Pedro Nuñes, Rui Horta, Sofia Arriscado, Susana Picanço
 
 
Amigos Imaginários é um filme-performance no qual o público é convidado a assistir à projeção de um filme, em fase de montagem, que é sonorizado ao vivo num estúdio de foley*. Uma especulação sobre o que poderá ser o cinema, tirando partido de um dos artifícios mais utilizados para a construção da ilusão da verdade.
 
O filme propõe desiludir o espectador, impedindo que este se esqueça da irrealidade e dos truques da magia do cinema, ao fazer crer que tudo é verdade. Um realizador diletante e três performers não-profissionais do foley fazem do filme uma partitura. Enquanto o gesto dos performers procura de forma literal e obsessiva os ruídos que mexem com as coisas e com os seres do filme, o que vemos é o desmantelar da ilusão, pondo a nu os mecanismos da mentira. O realizador, aproveita-se da oportunidade para jogar com as possibilidades, fazendo experiências com narrações, que oscilam entre o mundo contado em pequenas e lúdicas histórias e o mundo comentado em desabafos de um montador inquieto.
 
A natureza das imagens e dos sons é construída a partir de uma coleção de anotações, entre o diário e o ficcional, num contraponto entre imagem-filme e imagem-performance. Como num espaço neo-cubista, a verdade é libertada de um automatismo preceptivo, abrindo caminho ao acaso e evocando fantasmas – os amigos imaginários.
 
*Foley (ou bruitage) é uma técnica de criação de efeitos sonoros gravados em estúdio, onde sons de passos, portas a fechar, trovões, etc., são reproduzidos por sonoplastas em sincronia com o filme, com o objetivo de conferir mais realismo às cenas.
 

Perante a necessidade de adotar novamente um conjunto de medidas de contenção da pandemia COVID-19, informamos que o CCB suspende a atividade cultural ao vivo e os seus serviços.

O evento «AMIGOS IMAGINÁRIOS - RITA BARBOSA» foi adiado para data a anunciar brevemente,
  • Os bilhetes já adquiridos são válidos.
  • Podem proceder ao reembolso no respetivo local de compra.
Contate-nos, preferencialmente pelo e-mail bilheteiraccb@ccb.pt, ou pelo telefone 213 612 400, entre as 13:00 e as 19:00, de segunda a sexta feira.

Continuamos a trabalhar de forma a disponibilizar ao nosso público, através do #CCBDigital, conteúdos como podcasts, concertos, visitas virtuais e outras atividades culturais.
Promotores
  • FUNDAÇÃO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
Comprar na Ticketline

Centro Cultural De Belém - Pequeno Auditório
Belém, Lisboa

26/02/2021 19:00